ENCONTRO DE SABERES

A ópera para novos públicos

26/03, sexta, às 15h

duração: 80 min

Link para a atração: 

YOUTUBE

Numa mesa ítalo-brasileira, importantes nomes da ópera se encontram para conversar.

 

Participantes:

Carol Mac Davit (UNIRIO) 

Alessandro Di Profio (Sorbonne Nouvelle Paris 3)

Ligiana Costa (Teatro Municipal de São Paulo)

Mediadora: Adriana Didier (Conservatório Brasileiro de Música)

Adriana Didier

É presidente do Foro Latinoamericano de Educación Musical, Doutora em Música (UNIRIO), Mestre em Música e Educação (UNIRIO), graduada em Musicoterapia e licenciada em Música (CBM CEU). Membro do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS) da UNIRIO e Coordenadora da Especialização em Educação Musical, parceria FLADEM/Fladem Brasil e CBM CEU. Além de ser professora do curso de Licenciatura em Música do CBM CEU e professora dos cursos da Pós- Graduação em Regência Coral e Educação Musical do CBM CEU.

Carol MacDavit

Doutora em Música pela UNIRIO e Mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova York, foi solista das principais orquestras sinfônicas e protagonista em temporadas líricas dos teatros mais importantes do Brasil, destacando-se em La Bohème, Fidelio, e outros. Como camerista, realizou centenas de recitais no país e no exterior, com ênfase especial na música brasileira e americana, tendo estreado várias primeiras audições. É professora de canto e ópera do Instituto Villa Lobos na UNIRIO, onde coordena e dirige o projeto Ópera na UNIRIO desde 2008. É orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO.

Ligiana Costa

É cantora, compositora e musicóloga brasileira. Formada em canto lírico pela Universidade de Brasília e especializada em canto barroco na Holanda, a artista fez mestrado em filologia musical da Renascença e da Idade Média, na Itália, doutorado em ópera barroca, na França, e pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Desde 2015, vem se dedicando ao seu duo de música eletrônica barroca, NU (Naked Universe), em parceria com Edson Secco, e em 2020, lançou seu disco inteiramente vocal: EVA (Errante Voz Ativa). Atualmente, Ligiana tem ministrado aulas sobre ópera todas sextas-feiras em seu Instagram e canal do YouTube.

Alessandro Di Profio

Pesquisa ópera italiana (com foco do século XVII ao XIX) e, de forma mais geral, nos intercâmbios culturais europeus. É o co-organizador de vários eventos culturais e científicos de renome internacional: Piccinni, musicista europeo (Bari, 2001); Ópera italiana na Europa na época de Handel (Tours, 2005), (H)Ernani, quatro séculos de óperas italianas inspiradas no teatro francês (Tours, 2007). É professor na Universidade François-Rabelais em Tours e pesquisador ligado ao Instituto de pesquisa do patrimônio musical em Paris (CNRS, BNF, UMR 200). Desde Setembro de 2013, ensina na Université Nouvelle Sorbonne. Em 2007, foi condecorado com a medalha de Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura francês.

Álbum FIL Maravilhas

  • Facebook - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle