HISTORIETAS MUSICADAS 

Historietas Musicadas Braguinha

28/03, domingo, às 17h

duração: 50 min

- A História da Baratinha

- A Cigarra e a Formiga

- Chapeuzinho Vermelho

  • A História da Baratinha

Dizem que essa história nasceu há muito tempo atrás na Índia, onde baratas eram consideradas especiarias nobres, utilizadas inclusive como ingrediente crocante na cozinha, e os ratos eram considerados como o ó do borogodó. Dizem ainda, que era uma das Histórias da Carochinha, feita para ensinar crianças manhosas a se comportarem melhor. E assim, de continente a continente, a história da Baratinha chegou ao alcance do nosso compositor brasileiro, Braguinha. Em sua comemoração de 18 anos, O FIL convida um grupo de cantores e músicos afinados e divertidos, para virem cantar para a gente. Você já sabe cantar essa história? 

 

Cantoras: Claudia Elizeu e Luisa Vianna

Cantores: Ciro Acioli e Deco Fiori

Ao piano: Claudia Elizeu

Narração: Karen Acioly

 

  • A Cigarra e a Formiga

Dizem que essa história nasceu há muito tempo atrás. Os famosos Irmãos Grimm, super atentos com a força das histórias populares, resolveram reescrevê-la e assim, de continente em continente, século a século, ela chegou ao Brasil como um dos contos de ensinamento. Braguinha, que também é conhecido pelo nome do passarinho João de Barro, inventou de musicá-la. A versão musicada ficou tão bonita que o FIL resolveu perguntar:  Por que temos que ser ou a Formiga trabalhadora ou a Cigarra cantareira? 

 

Cantoras: Claudia Elizeu e Luisa Vianna

Cantores: Ciro Acioli e Deco Fiori

Ao piano: Claudia Elizeu

Narração: Karen Acioly


 

  • Chapeuzinho Vermelho 

Há inúmeras versões, em diferentes ancestralidades e culturas, sobre o começo do mundo e a história do homem. Também existem diversas versões sobre a história de Chapeuzinho vermelho. A saga da menina tornou-se conhecida mundialmente pela versão de Charles Perrault (1697), na qual a menininha e sua avó morrem dentro da barriga do Lobo. Na versão de Braguinha (1954), cantada como historieta musicada, o final é feliz e a menininha e sua avó são salvas, para a alegria geral. É com essa perspectiva de esperança, alegria e solidariedade que o FIL recontará esse conto.

Screen Shot 2021-03-14 at 00.27.36.png

CIRO ACIOLI

 

Ciro Acioli é ator, cantor . Ganhou o Prêmio São Paulo  na categoria de melhor ator  em 2019 por seu trabalho no espetáculo “Quando As Pessoas Andam Em Círculos“, da Artesanal Cia de Teatro. Atuou no musical “Experiência Yellow, espetáculo beatle-brasileiro, do qual também fui co-autor ao lado de Karen Acioly, que dirigiu a peça. É ator de teatro desde a infância. Na TV, também em 2019, atuou na série “Pela Fechadura” - roteiro e direção de Adriano Espínola Filho.

CLAUDIA TEIXEIRA ELIZEU

Claudia Teixeira Elizeu estudou na Escola de Música Villa-Lobos e na UNIRIO e foi professora de música por 9 anos. Desde 2011, dedica-se a área dos musicais e trabalhou em Beatles num Céu de Diamantes, que atuou como substituta, Elis, a musical, Chacrinha, o musical, Romeu e Julieta ao som de Marisa Monte, Merlin e Artur, ao som de Raul Seixas, os quais assinou como Assistente de Direção Musical e Maestrina. Já como Diretora Musical, esteve à frente da Prática de Montagem O cravo e a rosa CEFTEN, 2019, Ayrton Senna, 2019, os infantis Braguinha para Crianças e Raulzito Beleza para crianças.

DECO FIORI

- Músico formado pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro);

- Integrante do premiado grupo vocal BR6 durante os 14 anos de duração do grupo, 

com o qual gravou 4 CDs, com 7 prêmios internacionais e shows no Brasil, Alemanha, Bélgica, Eslovênia, Áustria, Ucrânia e Japão;

- Vocalista em CDs de vários artistas da MPB, como Daniela Mercury, Moraes Moreira,

Erasmo Carlos, Cidade Negra,Carlos Lyra, Emílio Santiago, entre outros…

- Preparador vocal do quadro Show dos Famosos, do programa Domingão do Faustão, 

em 2018 e 2019;

- Atuou como preparador vocal em diversas peças de teatro como Renato Russo, Tom e Vinícius, 

Geraldo Pereira, Um Escurinho Brasileiro, entre outras;

- No teatro infantil e infanto-juvenil, atuou como preparador vocal, diretor musical, arranjador e ator em peças e musicais como Experiência Yellow, Sinfonieta Braguinha, Hans, o Faz Tudo, Bagunça - Uma Ópera Baby, entre outras...

- Atua como cantor, instrumentista e roteirista no espetáculo “Para Lennon & McCartney - os Beatles

e o Clube da Esquina;

Screen Shot 2021-03-14 at 00.26.34.png

LUÍSA VIANNA

Formada em Comunicação Social na UFF, Luísa Vianna é uma atriz e cantora que atualmente está em cartaz no CCBB com O Pescador e a Estrela, de Karen Acioly. No ano de 2019, descobriu seu carinho pelo teatro infantil na peça Suelen Nara Ian, de Luísa Arraes com direção de Débora Lamm, e sendo indicada a melhor atriz em teatro infanto juvenil no Prêmio Botequim Cultural e no prêmio CBTIJ. No mesmo ano, realizou sua primeira peça independente, Fonte Ovejuna, com sua companhia Fricta Cia. Esteve no elenco de “Bibi – Um Vida em Musical”, direção de Tadeu Aguiar. Seus trabalhos anteriores foram “Não Vamos Pagar!” e “As Conchambranças de Quaderna”, ambas com direção de Inez Viana. Em 2016, esteve no elenco de Gabriela – Um musical de João Falcão.