ENCONTRO DE SABERES

Educar na era planetária

19/03, sexta, às 16h

duração: 80 min

Link para a atração: 

YOUTUBE  -  FACEBOOK

Como educar as crianças em meio ao ambiente sombrio em que nos encontramos? Estamos dentro da caverna ou é ela que nos habita? É preciso conversar sobre as incertezas, o erro e a humanidade.

Nesta mesa, reuniremos educadores de diferentes linhas de pensamento para nos ajudar a compreender de que forma podemos atuar em nossas casas, escolas, cidades, países e mundo.

 

Participantes:

Miguel Mendes - Escola Jangada

Maria Gomide - Carroça de Mamulengos

Silvia Castro - Professora da Rede Municipal de Ensino

Mediadora: Professora Iduína Chaves (UFF)

Screen Shot 2021-03-13 at 23.46.10.png

Professora Iduína Chaves

Iduina Mont´Alverne Braun Chaves é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez Doutorado Sanduíche na Universidade de Illinois, USA e é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (CIMNE/UFF/CNPq). Na França, é pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq.

Screen Shot 2021-03-13 at 23.46.02.png

Maria Gomide

Primogênita do casamento entre Carlos Gomide e Schirley França, Maria Gomide nasceu em 1984 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Cresceu em cena viajando pelo país, conhecendo cidades e se nutrindo da cultura popular brasileira. Aprendeu a tocar, a cantar e a  atuar com a escola da vida, uma vez que não recebeu os métodos convencionais de educação. Desde 1998, integra a coordenação de produção da companhia Carroça de Mamulengos, criada pelo seu pai, Carlos Gomide, em 1977. Além disso, é terapeuta, doula e trabalha com saúde utilizando os métodos da acupuntura, do biomagnetismo e da aromaterapia.

Silvia Castro

Silvia Castro é atriz, contadora de histórias e educadora. Formada em LETRAS pela UERJ, com curso de extensão ENTRE CORPORALIDADES, ESCRITAS E CIBERCULTURA: SEIS DIMENSÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA  também pela UERJ e pós graduanda em LIJ, pela UCAM. Atua há mais de vinte anos na área do livro e da leitura, recebendo moção honrosa na Câmara dos deputados da Cidade do RJ por suas atividades e publicou, em 2019, seu primeiro livro HISTÓRIAS DE HARMATÃ, pela editora KIMERA.

Miguel Mendes

Entre frutas e bichos, a literatura, o conhecimento, o canto e o encanto conduzem a pedagogia

de Miguel Mendes. Miguel é diretor da Jangada Escola, pai, ator, educador e astrólogo. Utiliza múltiplas linguagens para deslocar o mundo adulto em direção à infância. A Jangada Escola está localizada no Rio de Janeiro dentro de uma área de Proteção Ambiental.