PING PONG - Entrevistas

Fake News para Novos Públicos

Profa. Dra. Cristina Rego Monteiro da Luz entrevista Gilberto Scofield

Parte 1: 19/03, sexta, às 18h

Parte 2: 29/03, segunda-feira, às 19h

Live de perguntas e respostas

duração: 50 min

Link para a atração: 

YOUTUBE  -  FACEBOOK

Pandemia de fake news: se a verdade é a base da informação de qualidade, e agora? Como as novas gerações podem identificar as fake news através da formação do pensamento crítico?

A doutora Cristina Rego Monteiro da Luz entrevistará Gilberto Scofield da Agência Lupa de checagem de notícias, ganhadora do prêmio mundial Best of News Design com o projeto "No epicentro".

Gilberto Scofield Jr.

É jornalista e atualmente é diretor de negócios e estratégia da Agência Lupa, maior agência de checagem de dados do país. Foi gerente de comunicação e marketing da ANCINE, diretor da multinacional de RP Máquina, Cohn & Wolfe e consultor de comunicação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em Brasília. Foi editor do jornal O Globo e repórter especial da sucursal de São Paulo após ter passado cinco anos como correspondente estrangeiro em Pequim, na China e dois anos como correspondente em Washington, retornando ao Brasil em 2010. Scofield é mestrando no Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas da UFRJ e possui um MBA em marketing Digital pela FGV. É bacharel em Comunicação Social pela UGF.

Cristina Rego Monteiro da Luz

É Doutora em Comunicação e Cultura, Professora Associada do Departamento de Expressão e Linguagens da ECO e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas da UFRJ, onde também leciona no Mestrado Profissional. Foi Vice Diretora da Escola e é Coautora do novo currículo do Curso de Jornalismo da UFRJ. Atuou durante 28 anos no telejornalismo diário, como repórter especial e apresentadora de telejornais das TVs Bandeirantes, Manchete e CNT. Recebeu prêmios por sua atuação como jornalista, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog, do Sindicato de Jornalistas de São Paulo. Respondeu pela Chefia de Comunicação da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e da ANS.

Álbum FIL Maravilhas

  • Facebook - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle