ENCONTRO DE SABERES

Intercâmbios Internacionais - Ópera Bem no Meio

27/03, sábado, às 14h

duração: 50 min

Link para a atração: 

YOUTUBE

As parcerias sempre são bem-vindas no FIL. Principalmente quando podem beneficiar aos públicos de duas - ou mais -  culturas diferentes. Ao longo de seus 18 anos, o FIL bordou muitas parcerias internacionais, de múltiplos estilos,  que propiciaram profícuas criações artísticas e até mesmo casamentos. 

Nesta roda de conversa franco-brasileira, iremos contar para o público como realizaremos as duas etapas de residência artística para a criação da ópera "Bem no meio", que conta com o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e patrocínio da Oi.

 

Participantes:

Camille Rocailleux (França)

Carol Botelho (Brasil)

Claudia Elizeu (Brasil) 

Luisa Vianna (Brasil)

Apresentação: Karen Acioly

Screen Shot 2021-03-13 at 23.52.39.png
Screen Shot 2021-03-14 at 00.27.36.png
Screen Shot 2021-03-14 at 00.26.34.png

Camille Rocailleux

Um dos principais expoentes da nova cena francesa musical, o compositor, pianista e percussionista de formação (1º Prêmio do Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon), Camille Rocailleux escreve regularmente para cinema, teatro e dança. Fundador da companhia ARCOSM, com Thomas Guerry, compôs as partituras originais de espetáculos de grande sucesso internacional, como Echoa e depois Lisa.  Criou sua própria Cia E.V.E.R, cujos espetáculos se caracterizam pela mistura de linguagens da dança, das artes ditais e musicais.

Carol Botelho

Atriz, cantora e Licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna, Carol Botelho começou seus estudos na Catsapá Escola de Musicais, passando pela CAL, Tablado, Ceftem e UNIRIO. Atuou em diversos musicais no eixo Rio-SP como “Peter Pan”, “Rent” e “Chacrinha”, além de turnês pelo Brasil e também em Portugal, participando da abertura do “Rock in Rio Lisboa” de 2016. Como bailarina, integrou companhias de hip hop e dança contemporânea. Na TV tem como trabalho mais recente a série “Natália”.

Claudia Elizeu

Claudia Teixeira Elizeu estudou na Escola de Música Villa-Lobos e e foi professora de música na UNIRIO por 9 anos. Desde 2011, dedica-se à área dos musicais e, como Diretora Musical, esteve à frente da Prática de Montagem O cravo e a rosa (CEFTEN, 2019), Ayrton Senna (2019) e dos infantis Braguinha para Crianças e Raulzito Beleza para crianças. Atuou como subtituta em Beatles num Céu de Diamantes e trabalhou em Elis, a musical, Chacrinha, o musical, Romeu e Julieta ao som de Marisa Monte e Merlin e Artur - ao som de Raul Seixas, nos quais assinou como Assistente de Direção Musical e Maestrina. 

Luisa Vianna

Formada em Comunicação Social na UFF, Luísa Vianna é uma atriz e cantora que atualmente está em cartaz no CCBB com O Pescador e a Estrela, de Karen Acioly. No ano de 2019, descobriu seu carinho pelo teatro infantil na peça Suelen Nara Ian, de Luísa Arraes com direção de Débora Lamm, e sendo indicada a melhor atriz em teatro infanto juvenil no Prêmio Botequim Cultural e no prêmio CBTIJ. No mesmo ano, realizou sua primeira peça independente, Fonte Ovejuna, com sua companhia Fricta Cia. Esteve no elenco de “Bibi – Um Vida em Musical”, direção de Tadeu Aguiar. Seus trabalhos anteriores foram “Não Vamos Pagar!” e “As Conchambranças de Quaderna”, ambas com direção de Inez Viana. Em 2016, esteve no elenco de Gabriela – Um musical de João Falcão.

Karen Acioly

Karen Acioly é inventora do FIL, pioneiro festival para todas as idades, que impulsiona co-produções internacionais e ações cooperativas inter-geracionais e se dedica à autoria de projetos e programas multidisciplinares originais para os novos públicos. Diretora geral de criação e inovação da empresa Borogodó Empreendimentos Culturais, autora de livros, roteiros audiovisuais e diretora de textos teatrais premiados, é curadora de exposições e festivais voltados para a experiência da arte. Ao longo de 18 anos de festival, potencializou no Brasil a ópera, o circo contemporâneo, as artes digitais, visuais e cênicas para crianças, adolescentes e todo o público.