ENCONTRO DE SABERES

Mitos, Luz, Sombra e Anjos

26/03, sexta, às 11h

duração: 80 min

Link para a atração: 

YOUTUBE

Desde que o mundo é mundo, misteriosas figuras despertam a nossa curiosidade: anjos, crianças aladas, sombra e luz. Figuras que estão na fronteira, no limite entre os mundos, entre a noite e a luz. São figuras onipresentes em nosso imaginário coletivo, desde as mais arcaicas religiões até mangás, séries e best-sellers de fantasia. Atravessam os séculos, transformando e fascinando gerações de leitores e espectadores. Para dialogar sobre esse tema, três curiosas estudantes de mestrado apresentam suas dúvidas ao professor Marcio Simão, especialista em mitos e em literatura do maravilhoso.

 

Participantes:

Marcio Simão - Puc RJ

Emma Karanov - Sorbonne Nouvelle Paris 3

Armelle Boussiere - Sorbonne Nouvelle Paris 3

Mediadora: Karen Acioly (ECO-UFRJ/ Sorbonne Nouvelle Paris 3/UFF)

Armelle Boussière

Armelle Boussière trabalha desde 2006 na região parisiense e atuou sob a direção de importantes diretores, como A. Décarsin, N.Nunes e J.M Haloche. Atualmente, concentra seu trabalho de atriz e dramaturga em duas companhias francesas: Cia Myosotis e Cia Bouche Bée. Já encenou a adaptação de The boots of Seaven Leagues, conto que escreveu e publicou pela Harmonia Mundi/Litle Village. Armelle também é pedagoga e leciona no Conservatório de Wissous e na Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, onde desenvolve a pesquisa em Mestrado em Études Théâtrales em torno do repertório teatral juvenil contemporâneo.

Emma Karanov

Em Master 2 na Sorbonne Nouvelle Paris III, Emma Karanov realiza um mémoire sobre a figura do anjo no teatro contemporâneo. Paralelamente aos os seus estudos na universidade, ela pratica o teatro no conservatório Hector Berlioz e é membro da companhia 2MoietDemietCie.

Marcio Simão de Vasconcellos

É mestre e doutor em Teologia Sistemático-Pastoral (PUC-RJ), especialista em Ciências da Religião (Faterj), pedagogo (Unigranrio) e escritor. Apaixonado por literatura fantástica e ficção científica desde criança, fez desse universo a temática para as suas pesquisas acadêmicas. Escreveu O canto de Aslam: uma abordagem do mito na obra de C. S. Lewis, Teologia e literatura fantástica: a redenção na trilogia cósmica de C. S. Lewis (ambos pela Editora Reflexão) e, mais recentemente, Mística cristã e literatura fantástica em C. S. Lewis (Editora Vozes/PUC-RJ).

Karen Acioly

Karen Acioly é inventora do FIL, pioneiro festival para todas as idades, que impulsiona co-produções internacionais e ações cooperativas inter-geracionais e se dedica à autoria de projetos e programas multidisciplinares originais para os novos públicos. Diretora geral de criação e inovação da empresa Borogodó Empreendimentos Culturais, autora de livros, roteiros audiovisuais e diretora de textos teatrais premiados, é curadora de exposições e festivais voltados para a experiência da arte. Ao longo de 18 anos de festival, potencializou no Brasil a ópera, o circo contemporâneo, as artes digitais, visuais e cênicas para crianças, adolescentes e todo o público.

Álbum FIL Maravilhas

  • Facebook - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle