ENCONTRO DE SABERES

Monstros, medos e outras criaturas

26/03, sexta, às 18h

duração: 50 min

Link para a atração: 

YOUTUBE

Por que sentimos medo? É possível achar uma ponta de um desejo não realizado no mesmo lugar onde encontramos o medo? Em todos os cantos do medo, seres estranhos habitam o mundo. Mulas sem cabeça, Ogros, Lobisomens, Curupira, Cuca, Tutu Marambá, Cobra Grande, harpias, gigantes, espectros. Basta um só pensamento estranho e um ou outro monstro aparece. Para desvendar os véus do medo, o FIL convocou especialistas da literatura infantil e juvenil parar percorrer florestas, cemitérios, recantos sombrios, a fim de nos trazer iluminações.

 

Participantes:

Alex Gomes (UERJ)

Felipe Campos (UERJ) 

Luisa B

Mediadora: Regina Michelli (UERJ)

Screen Shot 2021-03-13 at 23.34.27.png
Screen Shot 2021-03-13 at 23.34.38.png
Screen Shot 2021-03-13 at 23.34.20.png
Screen Shot 2021-03-13 at 23.34.13.png

Alex Gomes

Professor de pós-graduação na Universidade Candido Mendes, Alexandre de Castro Gomes é autor de mais de 30 livros, publicados por grandes editoras no Brasil e no exterior, e é especialista em literatura infantil e juvenil. É ex-presidente da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) e membro do grupo de estudos ENLIJ (Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil), da UERJ, Alexandre participou como convidado dos maiores eventos literários do país.

Felipe Campos

Felipe Campos é professor, ilustrador, quadrinista e escritor de livros para crianças e jovens. É graduado em Gravura, especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ) e mestre em Teoria da literatura e Literatura comparada (UERJ). Já fez exposições de suas aquarelas em bibliotecas e livrarias, participou de eventos de literatura, histórias em quadrinhos e cultura pop e é membro da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Estuda e produz literatura de medo para o público infantojuvenil, escreve sobre monstros, fantasmas e situações aterrorizantes que desestabilizam o cotidiano.

Luisa B

Luisa B tem 45 anos, é carioca, artista visual, aspirante a escritora, mestranda em Literatura Brasileira na UFRJ e licenciada em artes e arquitetura. Há alguns anos, Luisa vem trabalhando no projeto de um livro, nascido de um laboratório entre escrita e imagens. Em 2020, esse mesmo  projeto de livro a levou ao mestrado, no qual pesquisa atualmente sobre hibridismo e intertextualidade no Sítio do Pica-Pau amarelo.

Regina Michelli 

Regina Michelli é professora associada da UERJ e atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ com o projeto de pesquisa intitulado "Literatura para crianças e jovens: narrativas de ontem e de hoje". Também é líder do Grupo de Pesquisa EnLIJ - Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas -, e coordenadora do Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil da UERJ (NELIJ-UERJ).