ENCONTRO DE SABERES

Novas dramaturgias da marionete e das formas animadas

19/03, sexta, às 13h

duração: 80 min

Link para a atração: 

YOUTUBE  -  FACEBOOK

Adriana Schneider

É atriz, diretora e pesquisadora de teatro. Professora do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - ECO -  UFRJ. Atual superintendente de difusão cultural, do Fórum de Ciência e Cultura, da UFRJ. Membro da Akademie der Künste der Welt (Academia das Artes do Mundo), de Colônia, na Alemanha. Integrante do Coletivo Bonobando, do Grupo Pedras de Teatro, da Muda Outras Economias e do Boi Cascudo.

Eloi Recoing

Artista, dramaturgo, marionetista, e tradutor francês.

De que forma o animado e o inanimado se encontram no corpo do marionetista? Se tudo é vida e movimento para uma criança, como diferenciar as formas animadas? 

Neste encontro de saberes, o FIL reúne especialistas da arte da marionete de quatro países diferentes para um encontro sobre a arte: do mamulengo à marionete corporal, do bebê ao adulto.

 

Participantes:

Adriana Schneider (ECO/UFRJ)

Eloi Recoing (França- Sorbonne Nouvelle Paris 3) 

Ines Pasic (Bósnia)

Sandra Vargas (Grupo Sobrevento)

Mediador: Luiz André Cherubini

Ines Pasic

Ines Pasic, de origem bósnia, conheceu Hugo Suárez após terminar os estudos no Conservatório de Saravejo. Com ele, passou a estudar técnicas de mímica e ambos vieram a fundar o Teatro Hugo e Ines em 1986. Interessando-se pelas possibilidades expressivas de cada parte do corpo, desenvolveram um estilo e linguagem própria; combinando técnicas de manipulação, mímica e dança. As peças de Hugo e Ines foram apresentadas em mais de quatrocentos festivais internacionais no Japão, EUA, Canadá, França, Espanha, Brasil e Argentina (entre outros).

Luiz André Cherubini

Luiz André Cherubini é diretor teatral, ator e marionetista. Em 1986, fundou o Grupo Sobrevento e mantém até hoje o Espaço Sobrevento, que é a única sala na cidade de São Paulo dedicada especialmente ao Teatro de Animação. Foi professor de Teatro de Animação na Universidade de São Paulo e tem ministrado Oficinas e cursos em universidades do Brasil e do Chile. Apresentou-se em 4 continentes, em cerca de 20 países e em mais de 200 cidades. Ao longo de sua carreira, tem pesquisado, em colaboração com artistas de todo o mundo, uma grande variedade de técnicas e manifestações culturais.

Sandra Vargas

É fundadora, diretora e atriz do Grupo Sobrevento, atua no Teatro de Animação desde 1986. Chilena, radicada no Brasil, Sandra formou-se em Teatro pela Universidade do Rio de Janeiro. Dirigiu mais de uma dezena de Festivais de Teatro e foi curadora de todas as edições do FITO, Festival Internacional de Teatro de Objetos, realizado mais de uma dúzia de edições em uma dezena de capitais brasileiras. Dirigiu espetáculos, escreveu artigos, atuou em dezenas de países de 4 continentes e organizou uma grande quantidade de eventos de Teatro de Bonecos e de Objetos.

Álbum FIL Maravilhas

  • Facebook - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle