HISTORIETAS MUSICADAS

Optiké

21/03, domingo, às 11h

duração: 13 min

É uma websérie com fantoches produzida pela Cia. De La Mancha, que teve seu episódio piloto publicado no canal oficial da série no YouTube em 27 de setembro de 2020. O projeto foi concebido pelo casal Alexandre Guimarães e Letícia Medella, que teve a ideia a partir de uma discussão banal de seu cotidiano. A dupla decidiu tentar traduzir em um trabalho artístico essa discussão, que acabou se transformando no Optiké, um pequeno fantoche com um enorme olho no lugar da cabeça. Quem confecciona e manipula o boneco é Alexandre, enquanto Letícia dirige os episódios. 

 

Cia. de La Mancha

É uma companhia teatral formada em 2013 por Alexandre e Letícia Medella. A referência ao livro de Miguel de Cervantes no nome não é mero acaso; a ideia é que os projetos da companhia tornem concretos as realidades fantásticas do mundo ao redor de seus criadores, que seriam, nesse sentido, como o sonhador Dom Quixote do romance clássico.

Alexandre Guimarães é bonequeiro e cenógrafo. Em “Optiké”, além do roteiro e da concepção, trabalha na composição de cenário e iluminação e na manipulação do boneco. Alexandre também foi o responsável pelo design e confecção do Optiké, e o processo de desenhar e ‘trazer à vida’ do boneco foi registrado em uma série de três vídeos, que compõem uma oficina de confecção chamada “Boneco tem Alma?”. Alexandre concluiu o curso de cenografia da UFRJ em 2004 e, a partir de 2005, passou a trabalhar na Unirio. Trabalhou como cenógrafo em diversos espetáculos teatrais, além de exposições e produções audiovisuais.

Letícia Medella é atriz e diretora. Participou da concepção, direção e co-escreve "Optiké". Começou a carreira de atriz aos 13 anos. Participou de novelas como “Meu Bem Querer'' (1998) e “Caça Talentos” (1998). É bacharel em Artes Cênicas pela Unirio, e tem vasta experiência com sapateado. Nos palcos, participou de espetáculos como “A Tempestade” (dir. de Gabriel Villella); e “Gasparzinho, o musical” (dir. de Fábio Pillar). Foi indicada, em 2015, ao prêmio do CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel no musical "Mania de Explicação" (dir. de Gabriel Villela).

Isadora Medella é atriz, bailarina, cantora e compositora. Em "Optiké", Isadora é assistente de direção e compositora da trilha sonora original, além de cuidar da edição, montagem e fotografia. Tem décadas de experiência com produções teatrais, e já trabalhou na direção musical de diversos espetáculos infantis e adultos. Em 2003, entrou para o grupo Chicas, cujo disco "Quem Vai Comprar Nosso Barulho?" levou o Prêmio Tim de Música em 2007. Em 2014, se juntou à sua irmã, Letícia, na Cia. de La Mancha.

Álbum FIL Maravilhas

  • Facebook - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle