top of page

"Desde El Azul" inicia de forma esplêndida os espetáculos do FIL

Victor Kallut

Utilizando bonecos feitos com partes do próprio corpo, Ines Pasic apresentou uma diversidade de personagens e narrativas.


por Victor Kallut


Na manhã deste sábado (20/03), Ines Pasic apresentou, em transmissão online pelo YouTube, o primeiro espetáculo do FIL Festival de 2021: a sua peça chamada “Desde El Azul”. A apresentação foi composta por nove pequenas histórias, todas encenadas pela atriz, que mostram a jornada de diferentes personagens em busca de aceitação, protagonismo e/ou desejo de afirmar a própria existência, como diz a descrição da peça no site do Festival.

As mini-histórias contadas são unidas por um principal fator: todas as personagens são feitas com o corpo da criadora. Em “Bruja o hechicera", sua mão vira o rosto de uma personagem. Já em “Pancheta”, sua barriga ganha nariz e boca, transformando-se em uma face. A capacidade de Ines de criar diversas formas usando apenas partes de seu corpo e objetos simples — como uma pequena bola ou uma máscara — é, com certeza, um dos pontos altos do espetáculo.

Além disso, os contos conseguem ser divertidos e poéticos ao mesmo tempo. “Primer Paso”, por exemplo, mostra um boneco partido em dois que procura se unir a fim de finalmente conseguir andar. As duas partes do personagem acabam entrando em conflito, o que faz com que a poesia da narrativa seja exibida mais facilmente, mas também expõe seu lado cômico: assistir a uma briga de um torso com uma perna faz qualquer adulto ou criança rir.

“Desde El Azul” foi, sem dúvidas, um grande acerto como a primeira peça do Festival. Ines Pasic mostrou um teatro rico e capaz de emocionar mesmo no ambiente virtual. O FIL contará com outras atrações ao longo deste final de semana e também nos dias 26, 27, 28 e 29 de março. Para ver a programação completa, visite o site fil.art.br ou o canal no YouTube.


Comments


bottom of page