
Enreduana: a primeira escritora da história ganha voz no palco do FIL
- Marcelly Dias
- Oct 9
- 1 min read
Por: Marcelly Dias
Entre as areias do deserto, uma mulher escrevia versos de poemas entalhados na argila. Essa mulher era Enreduana, a primeira escritora da história da humanidade, que volta à vida no espetáculo musical que leva o seu nome.
Baseado no premiado livro de Roger Mello, produtor da peça, a obra resgata, por meio da música e das atuações de Camila Marliére e Leo Thieze, a vivência de Enreduana como sacerdotisa e escritora em um tempo em que a arte e filosofia ainda se desenvolviam. Narrado por um grão de areia, o musical conta a expulsão e o retorno da poetisa à cidade de Ur e mostra como ela uniu povos em meio a guerras.

A ideia de adaptar o espetáculo surgiu após o compositor Tibor Fittel criar canções para o livro. As músicas se conectam com a direção artística de Mariana Massarani, criando uma atmosfera de imersão na cultura em que Enreduana viveu, trazendo ao palco cenários inspirados na arte suméria.
Mais do que revisitar o passado, o espetáculo lança também um olhar contemporâneo sobre a figura de Enreduana, apresentando ao público essa personagem que simboliza a força e o pioneirismo feminino. Ao dar visibilidade a uma personalidade muitas vezes esquecida, a obra reafirma a importância de contar e recontar histórias que moldaram nossa cultura.
O espetáculo Enreduana estará em exibição no FIL, no Teatro Sérgio Porto, nos dias 10, 11 e 12 de outubro.
Por Marcelly Dias, observadora FIL e estudante de jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ








Comments