top of page
  • Writer's pictureFil Festival

O FIL faz 20 anos com exposição especial de aniversário

Em um espaço 3D imersivo realista e interativo de realidade virtual que funciona no browser, e uma curadoria de Monica Klemz, a exposição se propõe a celebrar uma trajetória de anos de diversas propostas e formatos pensados no intercambio das artes nacionais e internacionais.

Imagem: Acervo Pessoal

A exposição é dividida em várias áreas, incluindo um hall de entrada, salas temáticas como "O Circo dos Cavalinhos" e "Outono" para companhias nacionais, além do "Salão Inverno" para produções internacionais e o "Salão Verão" com obras de Karen Acioly. O evento destaca o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL), concebido e curado por Karen Acioly, pioneiro no Brasil, que ao longo de 20 anos tem enriquecido o público com uma programação multicultural envolvendo artes cênicas, visuais e digitais. A exposição celebra a diversidade e a igualdade, honra figuras fundamentais na história do festival e promove a inclusão, representatividade e a discussão de temas variados. É um espaço de reflexão e formação de plateias, reunindo trabalhos dedicados a crianças, jovens, pais e profissionais que moldaram a trajetória do FIL. A curadoria de Monica Rodrigues Klemz cuidou do design do espaço e da organização de materiais e cores, com destaque para a interatividade com imagens, sons, culturas e civilizações, formando uma atmosfera diversa e internacional que celebra a história do festival.


22 views1 comment

Recent Posts

See All

1 Comment


Paulo Henrique Violante
Paulo Henrique Violante
Oct 21, 2023

Eu visitei a exposição e gostei muito. Não conhecia totalmente a história do FIL e do Centro de Referência. Achei muito interessante também o início e o papel fundamental do Secretário Artur da Távola para viabilizar esta realização que completa 20 anos. Parabéns!

Like
bottom of page