• Felipe Galeno

“Optiké” é um exercício criativo e divertido para todas as idades

Updated: Mar 25

Por Felipe Galeno


(Imagem: Reprodução)


A manhã do segundo dia de Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens começou com um protagonista curioso e um bocado de bolinhas no ar. Um novo episódio de “Optiké”, websérie produzida pela Cia. de La Mancha, foi a atração da segunda “Historieta Musicada” da FIL 2021 e entregou à quem acompanhava 14 minutos de pura criatividade e diversão.


O protagonista da série, que dá título à produção, não tenta esconder sua “artificialidade”. Sua aparência é cartunesca, os controles para suas articulações são visíveis e o corpo de quem opera o boneco está sempre presente no fundo de cada frame. E, ainda assim, a peculiar criaturinha não poderia ser mais real e cheia de vida. “Optiké” é um projeto que acredita firmemente no poder da encenação com marionetes, ao ponto de expor seus elementos de manipulação sem medo de perder a suspensão de descrença no público. É por acreditar nisso que funciona tão bem e causa um efeito tão vibrante.


Em cada capítulo acompanhamos o personagem interagir com algum objeto inusitado que aparece em seu caminho. No vídeo exibido na FIL, Optiké encontra uma caixa cheia de bolinhas coloridas que possibilita diversas oportunidades para que o bonequinho se divirta, colocando em prática toda a sua imaginação e avidez por descobrir e observar o mundo ao seu redor. A mesma inventividade que Optiké demonstra ao olhar para o mundo se faz presente na maneira como a diretora Letícia Medella filma o boneco, que é, por sua vez, conduzido com fascinante habilidade pelo marionetista Alexandre Guimarães. A sintonia no trabalho da dupla, que concebeu o projeto desde o início, faz com que espectador fique imerso no exercício lúdico em cena, independente da idade.


Para complementar todo esse talento é complementado pela agradável trilha sonora de Isadora Medella, que ajuda a construir esse universo tão simples e, ao mesmo tempo, tão engajante e divertido. “Optiké” é um trabalho competente e, acima de tudo, cativante, que aproveita o que há de mais único no teatro de marionetes para deixar um enorme sorriso no rosto de qualquer um que esteja assistindo.


O episódio exibido está disponível no canal oficial da FIL no YouTube.

32 views0 comments

Álbum FIL Maravilhas

  • Facebook - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle