APRESENTA

Você no FIL,

você no MOMIX!

  PALCO ABERTO FIL PETROBRAS/ Primeira edição   

 

Uma (i)nova ação do FIL 

PRIMEIRA CHAMADA

 

O PALCO ABERTO FIL Petrobras,

convocatória para seleção de números a se apresentarem nos dias 13, 14 e 15 de OUTUBRO, no Rio de Janeiro. 

O FIL, único festival internacional multidisciplinar para todos os públicos na cidade do Rio de Janeiro, completa 15 anos de maravilhas em 2017.

 

Pa​ra comemorar a data, o FIL inova mais uma vez, com o Palco Aberto FIL PETROBRAS​, atividade aberta à todo o público, que receberá números​, performances​ e curiosidades – de todas as linguagens artísticas – vindas do público e de artistas em geral, de todas as idades, gêneros, raças. Um palco sem fronteiras!

 

Por ser um portal de imaginários, inteligências, criações e afetos, o FIL quer capturar – com sua antena atenta – o que há de mais inovador no mundo criativo das artes cênicas, visuais e mesmo daquelas que ainda não têm nome.

 

Por isso, para dar espaço ao que ainda não tem lugar, o FIL criou o “PALCO ABERTO FIL PETROBRAS”.

 

Se você tem uma performance, um número ou um truque extravagante, divertido, curioso, autêntico, exuberante, emocionante e fascinante, de até 4 minutos, você poderá participar do PALCO ABERTO FIL PETROBRAS e concorrer ao PRÊMIO FIL PETROBRAS INOVAÇÃO.

 

Já está aberta a convocatória para a seleção dos números a serem apresentados em outubro no PALCO ABERTO FIL PETROBRAS, no Rio de Janeiro.

 

O PALCO ABERTO receberá, de braços abertos e técnica atenta, os pré-selecionados que passarem pelo exigente crivo da equipe FIL.

 

DA PREMIAÇÃO

 

O prêmio consiste em duas passagens aéreas de ida e volta (partindo do Rio de Janeiro) para Mulhouse, no leste da França, e um fim de semana, em fevereiro de 2018, na vizinha cidade de Kingersheim, onde acontece um dos mais importantes festivais do mundo nas artes para o jovem público: o Festival Momix.​

 

DO REGULAMENTO

 

O FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, apresenta a convocação para seleção de números e curiosidades de até 4 minutos de duração a serem apresentarem no Palco Aberto FIL Petrobras.

1. DA INSCRIÇÃO

Para se inscrever no PALCO ABERTO FIL PETROBRAS, será necessário preencher o formulário de inscrição no site do FIL e enviar vídeo - de até 4 minutos - sobre o trabalho que se pretende apresentar, gravado em algum local inusitado da cidade, de preferência assistido por quem estiver passando pelo local.

 

As inscrições estarão abertas do dia 29 de agosto ao dia 3 de outubro de 2017.

 

Serão aceitos vídeos em qualquer formato, desde que possam ser postados em nossas redes sociais durante todo o período de seleção.

 

Recomendamos, caso seja usado o celular, que as imagens sejam captadas com o aparelho na horizontal. O link do vídeo - não bloqueado - deverá ser enviado junto com o formulário de inscrição, online.

 

Cada candidato poderá inscrever quantas performances quiser, mas para cada uma deve ser preenchido um novo formulário.

 

Qualquer necessidade técnica especial deverá ser descrita – em detalhe – no formulário de inscrição, especificando se o próprio candidato fornecerá o que for preciso. A viabilidade técnica será submetida à avaliação da Comissão de Seleção e equipe do FIL.

 

Todas as performances devem considerar que o Palco Aberto FIL Petrobras é aberto a todos os públicos, sem restrição de idade.

 

As performances poderão ser individuais ou em grupo .

 

2. DAS LINGUAGENS (Ou das pesquisas de linguagens)

 

Palco Aberto FIL Petrobras aceitará artistas profissionais, amadores, anônimos e não-artistas que queiram mostrar ao vivo seus talentos, qualidades e peculiaridades. Serão aceitos números de circo’s+ dança’s+ performance’s+ artes visuais + artes cênicas + experiências que ainda não têm nome.

 

3. Autoria

Ao inscrever uma proposta, o responsável compromete-se legalmente pela veracidade das informações preenchidas na ficha de inscrição, assim como pelos direitos autorais, de titularidade, de liberação para exibição pública e autorização do uso de som e imagem para o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, representado pela Borogodó Empreendimentos Culturais, a Petrobras, apoiadores e imprensa. Serão desclassificados aqueles que enviarem vídeos que violem direito autorais de terceiros.

 

4. Participação de menores de idade

Caso o participante seja menor de idade a ficha deverá ser preenchida pelos seus responsáveis considerando ainda as seguintes documentações: comprovante de atestado escolar, atestado de saúde e autorização dos pais ou responsável para a participação do menor no evento.

 

5. Performances

As performances selecionadas devem ter as mesmas características do vídeo apresentado na seleção, e duração de até 4 minutos. 

Pequenos ajustes, melhorias na performance, alterações de figurino ou aprimoramento de pequenos detalhes serão permitidos, mas a descaracterização do vídeo apresentado (que será amplamente divulgado), torna o candidato passível de desclassificação.

 

Serão desclassificados aqueles cujas apresentações ao vivo de fato não correspondam aos vídeos enviados.

6. Seleção

A seleção das propostas será feita por uma Comissão de Seleção e equipe técnica e artística do FIL. Os candidatos selecionados serão avisados por e-mail, site do FIL e página do facebook.

 

7. DOS CRITÉRIOS

 

PRÉ-SELEÇÃO

Os critérios que pautarão a escolha da Comissão e equipe do FIL serão :

Inovação, audácia, originalidade, criatividade, ousadia, qualidade e capacidade de emocionar.

 

Não serão classificados números com qualquer tipo de preconceito, que contenham material ofensivo ou que façam apologia à violência . A Comissão formada pelo júri  FIL é soberana, não cabendo recurso de qualquer espécie.

 

 

8. Montagem e apresentações

 

- Figurinos, adereços, instrumentos e demais materiais são de responsabilidade dos candidatos selecionados e deverão ser levados pelos mesmos nos dias das apresentações.

 

- O candidato selecionado deverá informar na ficha de inscrição um e-mail e telefone de contato válidos, que permitam comunicação ágil e rápida.

 

- Cada selecionado será responsável pelo transporte, alimentação e estadia de sua equipe, bem como do transporte de materiais e equipamentos até o local do evento. 

 

- Cada selecionado será responsável pela montagem e desmontagem de sua estrutura recebendo o apoio da equipe técnica do festival. Deverá também informar o tempo necessário para a montagem e desmontagem de seu número e retirar todos os seus materiais e equipamentos do espaço utilizado logo após sua ação. Todo o material deverá ser retirado em tempo hábil para agilizar a próxima apresentação.

 

- Os materiais de consumo e de produção utilizados na realização da performance são de responsabilidade de cada candidato, podendo a organização do festival colaborar com o que for possível.

- O Palco Aberto FIL Petrobras conta com sonorização BÁSICA, não comportando amplificação de instrumentos, uso de microfones de lapela que requeiram equalizações, ou qualquer outro tipo de sonorização complexa. 

 

- O Palco Aberto FIL Petrobras será realizado em local aberto, durante o dia, sem possibilidade de blackout ou iluminação cênica. 

 

- O Palco Aberto FIL Petrobras contará com um diretor de cena que irá coordenar as montagens de cada apresentação. Qualquer necessidade de apoio técnico específico devera ser providenciado pelo candidato selecionado.  

 

9. DAS APRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS FINAIS PRÉ-SELECIONADOS

 

Após a pré-seleção realizada pelo júri do FIL, os candidatos selecionados se apresentarão durante dois dias do festival, sendo o terceiro e último dia o dia dedicado aos finalistas.

 

DO DIA DEDICADO AOS FINALISTAS

 

O júri popular (peso 2) e o júri da equipe FIL  (peso 1) escolherão os vencedores da etapa final. A contagem de votos será feita através de voto online e presencial, apenas no dia da apresentação.

 

Será permitida a participação de torcidas organizadas que concorrerão ao prêmio SIMPATIA FIL.

 

10. DO Prêmio FIL Petrobras Inovação

SOBRE O PRÊMIO FIL PETROBRÁS INOVAÇÃO

 

Será oferecida ao vencedor uma passagem aérea  para a França (RIO/MULHOUSE/RIO) com direito a um acompanhante .  O selecionado irá conhecer o Festival Momix 2018,  parceiro internacional do FIL e o mais importante festival internacional dedicado ao jovem público. O vencedor terá acesso à programação gratuita de oito espetáculos durante um final de semana do festival.

- O Prêmio não inclui traslados, hospedagem nem alimentação. Tais despesas deverão ser complementadas pelo vencedor. 

 

12. Das Disposições Finais

- A inscrição de propostas para a convocação do PALCO ABERTO FIL PETROBRAS/ implica na plena aceitação das diretrizes deste regulamento.

- Durante Todo o Festival os autores garantem que seus vídeos permanecerão no ar, sendo passível de desclassificação aquele candidato cujo vídeo seja retirado do ar.

- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela produção do festival.

* Para os participantes da linguagem do circo ou qualquer outra que presuma risco, serão necessárias documentações complementares a serem solicitadas pela produção.

Álbum FIL Maravilhas

  • Facebook - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle