FIL PRESENCIAL NO CCBB

1/2

Nessa oficina, propomos uma prática de criação de obras artísticas a partir do método Autonomia Criativa, criado por Lu Lopes (Palhaça Rubra) e Caroline Melo. Uma vivência durante a qual ativaremos e movimentaremos as altas tecnologias humanas que podem ser vistas como pilares de um estado de aprendizado consciente: a potência do improviso (disponibilidade), a comicidade (e suas modalidades) e a poética. Consideramos essa tríade essencial à nossa própria existência, pois pelo seu exercício combinado chegamos à consciência do estado da presença afetiva, base do improviso que gera o fluxo criativo. 

 

A proposta objetiva dar suporte a artistas interessados em investigar essa fonte criativa de forma consciente durante o processo de criação de obras autorais. Por essa perspectiva, quem cria tem como referência seu próprio campo imaginativo, aprofundando-se em si e tornando-se um filtro consciente de inspirações e conteúdos externos, já circulantes em nossa órbita. Busca-se, portanto, movimentar práticas criativas que ativem o íntimo artístico em meio ao coletivo, por meio desse método “coringa”, um verdadeiro sistema “LEGO”, que, assim como o brinquedo, articula-se a conteúdos diversificados. Por seu formato, adaptável a linguagens e grupos variados, a Autonomia Criativa não é um método fixo, valendo-se da célula pedagógica sistematizada como princípio inovador. 

 

Nessa jornada, o artista descobrirá e construirá o caminho do próprio processo, acessando a fonte criativa conscientemente e entrando em contato com a real experiência de criação e estruturação que o levará ao encontro de sua Autonomia Criativa.

 

SOBRE A OFICINA

 

Partindo da linguagem do improviso e do campo imaginativo de cada participante, a oficina visará à criação “relâmpago” de um livro-pocket com conteúdo interno e original de cada membro do grupo.

 

Algumas práticas serão realizadas em conjunto e outras de modo individual, estimulando-se o reconhecimento ao fazer intuitivo e instintivo, sempre por meio de um trabalho em uníssono, cujo objetivo principal é expressar potencialidades e experimentar a presença afetiva, pilar da linguagem do improviso.

 

O processo de trabalho passará por quatro etapas da pedagogia criativa fundamentada na autonomia artística:

  1. conexão do grupo via jogos de improviso;

  2. iniciação à prática criativa do improviso, voltada à criação do livro;

  3. produção de um livreto simples com sulfite, lápis e canetinhas coloridas.

 

Ao fim do processo haverá uma reflexão coletiva sobre a experiência vivida. 

Essa oficina estimula a percepção do caminho da autoria, sensibilizando e inspirando a percepção do grupo, composto por artistas-pesquisadores da arte, vista como superpotência e alta tecnologia humana.

 

Formato do encontro (2 horas)

  • Aquecimento e prática de conexão (grupo)

  • Jogos de improviso

  • Downloads de livre escrita (exercícios de livre escrita visando temática e texto)

  • Vivência de estruturação de uma obra (organização e estruturação)

  • Momento reflexivo: compartilhamento de impressões e insights sobre as práticas diárias

Oficina de Criação de livros - AUTONOMIA CRIATIVA É Alta Tecnologia Humana!

Linguagens: em breve

FIL indica:  em breve

EM BREVE

Teatro II

Horário: em breve

CCBB - Rua Primeiro de Março 66 - Centro

Rio de Janeiro - RJ