O QUE É O FIL?
Karen Acioly, inventora e diretora geral do FIL
A Cosmogonia das Infâncias
Por KAREN ACIOLY, inventora do FIL
No início do universo, antes de tudo mesmo, nasceram as infâncias de todos os seres vivos; os do mundo real e os do mundo inventado.
Criações e criaturas jamais existentes antes brotavam em combinações de imagens, sons, culturas, civilizações. Unindo artes, tempos, espaços, imaginários, afetos e memórias, nascia um singelo festival, o FIL, dando novos sentidos a tudo o que tocava.
Exigente como ele só, foi descobrindo artistas que acreditavam no poder do afeto e do imaginário, e na importância das crianças para o equilíbrio do universo. Somando um total de 595 mundos, atrações e espetáculos depois, o FIL chega a 2023 vivo, pulsante, tátil e pleno de experimentos e vivências. Com os pés na terra, o coração batendo forte e um imaginário voador, o Festival convida o público a viver sua cosmogonia das infâncias, coração de uma cosmovisão maior: a da esperança, do bem-estar e da alegria.
Dos dias 7 a 15 de outubro, no CCBB e no Parque Lage, o FIL vai oferecer 20 maravilhas afetivas para todas as infâncias, sem distinção de idade, para ritualizar os 20 anos de FIL: ópera com marionetes, dança em família, espetáculos feitos por – e para – crianças, observatório e ouvidoria das infâncias, além de vivências espetaculares e experiências de criança para criança, de criança para adulto, de adulto para criança. Vivências sensoriais, táteis e imersivas.
Vamos celebrar: FIL, 20 ANOS DE MARAVILHAS, A COSMOGONIA DAS INFÂNCIAS.
O projeto teve incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca - FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).