FIL PRESENCIAL NO CCBB

1/3

Bem no meio é uma ópera-instalação inédita, idealizada pela multiartista Karen Acioly, com música do compositor francês Camille Rocailleux. Em uma dimensão fora dos padrões, a ópera mistura canto lírico e literatura à dança e à projeção digital. Nessa experiência sinestésica, o espectador vai assistir imagens projetadas em diversos espaços cênicos para criar, por meio de uma dramaturgia pontilhada, sua própria interpretação da história.

 

A obra narra a história da menina Bem, que tem o divino dom de entrar e sair de dentro dos livros, e que nasce com um estranho buraquinho nas costas, de onde surgirá uma asa. A ópera-instalação inspirou o livro de mesmo nome, lançado, em 2022, pela Editora Saberes e Letras.

Sobre a autora:

 

Karen Acioly inventa histórias para crianças de todas as idades em livros, peças de teatro, óperas, filmes, desenhos animados e festivais. Doutoranda e mestra em Educação (UFF) com pós-graduação em literatura infantil e juvenil, maîtrise em teatro (Sorbonne) e mestranda em Mídias Criativas (UFRJ). Escreveu mais de 30 peças teatrais e encenou a maioria delas. Recebeu diversos prêmios em literatura infantojuvenil (FNLIJ) e teatro. É inventora, diretora geral e curadora do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens.

Ópera instalação
BEM NO MEIO

Linguagens: ópera + artes visuais+ artes digitais

FIL indica:  + 4 anos

29 e 30 OUT

05 e 06 NOV

Teatro III

Horário: 15h e 16h30

Ficha criação:

Libreto, roteiro e encenação: Karen Acioly

Música: Camille Rocailleux

Direção de imagens, vídeo: Vitor Souza Lima

Direção musical: Gui Borges

Coreografias: Paulo Mazzoni

Instalação cenográfica: Rostand Albuquerque e Karen Acioly

Atores: Carol Botelho, Luisa Vianna, Gui Borges, Ciro Acioli, Sabrina Korgut

Coro infantil da UFRJ

Regência do coro infantil: Zezé Chevitarese

Mapping e cenografia digital: Rico e Renato Villarouca

Iluminação: Fernanda Mantovani

Figurinos: Adriana de Estilo e Karen Acioly

CCBB - Rua Primeiro de Março 66 - Centro

Rio de Janeiro - RJ