ENCONTRO DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Para profissionais e todo o público leitor, com autores e ilustradores diversos
O encontro vai refletir junto com ilustradores, autores e editores sobre os rumos da literatura para crianças , adolescentes e jovens, em tempos de redes sociais. O evento será transmitido pelo facebook.
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO
Dia 20/10, de 15h às 22h
Das 15h às 16h
Histórias de Godofredo
Cantadas e contadas pelo autor Flavio Dana
Das 16h às 16h30
Cabelos Arrepiados
Histórias para crianças insones, contadas por Karen Acioly
Das 17h às 19h
Conversa Literária: Literatura Infantil e Juvenil HOJE
O cenário literário para crianças e jovens hoje é marcado por ranços e avanços. A mesa propõe discutir sobre temas que repercutem nos espaços escolares e não-escolares. Para tanto, reunimos quatro profissionais reconhecidos na área de Literatura. Alexandre Damascena abordará as adaptações de textos literários para o teatro e a importância da obra de Maria Clara Machado. Cintia Barreto abordará a urgência de uma Educação Literária dentro e fora das escolas e sobre projetos de literatura. Georgina Martins abordará o papel do escritor na sociedade e falará sobre seu fazer literário e sobre a relação da literatura com os direitos humanos. Maximiliano Torres abordará os sentidos da literatura, enquanto manifestação ética e estética, bem como a sua importância política na formação de leitores. Temas como a censura à literatura infantil e juvenil nas escolas também serão tratados pela mesa.
Convidados: Alexandre Damascena, Cintia Barreto, Georgina Martins, Maximiliano Torres
Mediação: Cintia Barreto
Apoio: Conversa Literária
Das 20h às 22h
Censura, Jabuti e Outras Pedradas
Encontro com ilustradores, autores, leitores e editores, visa debater sobre temas polêmicos e mudanças nas interfaces entre a leitura, leitores, professores, alunos, editores e novas mídias.
Mediação: Anna Rennhack (FNLIJ) Alex Gomes (AELIJ), Volnei Canônica e Marília Pirillo.
Apoio Institucional: Associação Brasileira do livro Infantil e Juvenil, Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil