FIL LANÇAMENTOS

Brasil
Screen Shot 2018-09-30 at 21.37.48.png

Dia 12/10 às 15h

thumbnail_IMG-1750.jpg

JÚLIO EMÍLIO BRAZ - LANÇAMENTO DO LIVRO: "PRETINHA, EU?"

 

Sobre o Livro : "Pretinha, eu?"

Uma tradicional escola particular, o Colégio Harmonia, de um momento para o outro se vê envolvido em grande reboliço com a entrada de uma aluna negra em uma de suas turmas. Vítima da incompreensão e da intolerância de um pequeno grupo de alunas, ela mexe com uma das alunas, a Bel, que aos poucos vai sendo confrontadas por uma crescente dúvida sobre sua própria identidade racial: seria ela moreninha como os pais insistiam em dizer ou Pretinha como Vânia, a recém -chegada aluna do Harmonia?

Uma história sobre tolerância, mas acima de tudo, sobre identidade.

 

 

Sobre o autor Júlio Emílio Braz:

Júlio Emílio Braz é autor de livros infantis e juvenis há quase quarenta anos. Com cerca de duzentos livros publicados, ganhou o Prêmio Jabuti de Autor Revelação em 1989 com seu livro de estreia, “Saguairu “. Em 1997, com a tradução de seu livro “Crianças na Escuridão “ para o alemão ganhou os prêmios Austrian Children Book Award (na Áustria) e Blaue Brillenschlangue (na Suíça). Neste ano foi finalista do Prêmio Barco a Vapor. “Pretinha, eu?” é o primeiro livro de sua própria editora, a Edições do Ogro.

thumbnail_20190820_163103.jpg

SILVIA CASTRO - LANÇAMENTO DO LIVRO: "HISTÓRIAS DE HARMATÃ".

 

Sobre o livro: "Histórias de Harmatã".

Em "Histórias de Harmatã" os sábios do local, depois de muito pesquisarem, conseguiram decifrar uma antiga escritura esculpida em pedra, na qual estava escrito que um dia uma criança nasceria e o movimento do seu corpo revelaria onde encontrar água pura e cristalina no deserto, trazendo uma nova vida para a região e inaugurando um tempo de prosperidade para todas as aldeias.

 

Sobre a autora Silvia Castro:

Silvia Castro é atriz, contadora de histórias, educadora e escritora. Desenvolve há mais de 25 anos projetos diversificados na área do leitura e da produção de textos com grande criatividade. É regente de Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino (RJ); é professora concursada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da rede estadual de ensino (RJ). Recebeu moção honrosa na Câmara dos Deputados por serviços prestados À Educação. Representou o Brasil como narradora de contos no México, em Cuba e na Colômbia. Acredita que "contar é estar aqui, mas ir além...". Para saber mais, acesse: www.silviacastro.net

ESPAÇO CULTURAL SÉRGIO PORTO

Lançamento Coletivo

Rua Humaitá, 163 - Humaitá, Rio de Janeiro - RJ, 22261-000

Telefone(21) 2535-3846

thumbnail_capa_umfiodeamizade_baixa.jpg

MARILIA PIRILLO - LANÇAMENTO DO LIVRO: "UM FIO DE AMIZADE".

 

Sobre o livro: "Um fio de amizade".

O livro Um fio de amizade conta a história de duas crianças que moram em uma grande cidade e pelas ruas não se encontram, apenas se observam pelas janelas. Como Manoela e Bruno conseguirão se tornar amigos e construir um fio de amizade entre eles? Esta nova edição do livro, publicada pela Editora Kassol, está saindo agorinha do forno, ainda quentinha para estrear no FIL!

 

Sobre a autora Marilia Pirillo:

Marilia Pirillo é gaúcha de Porto Alegre, formada em Publicidade e Propaganda pela PUC/RS. 

Começou a carreira ilustrando materiais infantis como revistas de atividades, cartilhas e apostilas além de ilustrar para jornais, revistas e publicidade criando materiais promocionais e corporativos. 

Em 1995 ilustrou seus primeiros livros de literatura infantil e não parou mais. 

Hoje vive no Rio de Janeiro e tem mais de 70 títulos publicados com suas ilustrações e doze títulos como escritora.

thumbnail_1568817448221_Sol com boca de

MARGARETE ANTUNES - LANÇAMENTO DO LIVRO: "SOL COM BOCA DE SAL".

 

Sobre o livro: "Sol com boca de sal".

Sol com Boca de Sal, da escritora Meg Antunes, com ilustrações de Álvaro Omine e Nelson Yamashiro, terceiro lugar na categoria infantil do Prêmio Off Flip de Literatura em 2018, se passa na Vila do Abraão, em Ilha Grande/RJ, onde o menino Ronaldinho, por não gostar de chuva, faz uma simpatia para o sol aparecer. Ele desenha um sol no chão, coloca sal e repete uma frase de crendice popular.  No fundo do quintal de sua casa há um quartinho que ele acredita que o pai, que é pescador, esconde um tesouro que encontrou no mar.

Será que a chuva parou?

Será que ele descobre o que está  escondido no quartinho?

 

Sobre a autora Margarete Antunes:

Margarete de Jesus Antunes – Meg Antunes

Nascida na Baixada Fluminense, em São João de Meriti.

Formada em Webdesign. Cursando Pós Graduação em Literatura Infantil e Juvenil

Trabalha há  12 anos na Marinha do Brasil com informática  e, desde 2017, seu barco mudou o rumo e iniciou a aventura na Literatura.