top of page
  • Writer's pictureFil Festival

Crianças da Maré se encantam com Marília Pirillo

Updated: Oct 17, 2022

Para muitas delas, foi a primeira vez em uma livraria

Por João Vila, Observador FIL, extensionista ECO/UFRJ


Foto: acervo pessoal

A edição de 2022 do FIL começou com o lançamento da nova edição do livro “A velha história do peixinho que morreu afogado”, da autora Marília Pirillo, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.


Nessa adaptação somos apresentados a um homem muito sério e solitário que trabalha em um arranha-céu da cidade grande. Um dia, pensando no rio em que costumava brincar na sua infância ( e que agora era um rio poluído), ele acaba pescando um peixinho com as minhocas que trazia na cabeça... Dessa pesca surgem vários momentos felizes...


Para esse lançamento o FIL trouxe um grupo de crianças moradoras do Complexo da Maré, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro, em parceria com a ONG Maré Solidária.

A maior parte dessas crianças nunca tinha ido a uma livraria… Era perceptível o brilho nos olhos que exploravam, encantados, cada canto da Livraria da Travessa.


Depois, já no auditório organizado para o evento, as crianças foram apresentadas à autora, Marília Pirillo, que chamou uma delas para a auxiliar a mostrar as ilustrações do livro, enquanto narrava a história.


O jeito suave com que Marília Pirillo vai contando a história inspirou nossa capacidade de sonhar. Prendeu a atenção de tal forma que era possível ver como cada uma daquelas crianças ali presentes estava vidrada enquanto ouvia as aventuras do homem e do peixinho.

Apesar de ser uma história infantil, o texto também prende atenção dos adultos e nos traz memórias da infância e mostra como nós adultos às vezes perdemos a capacidade de aproveitar tantas coisas simples da vida.


Ao fim da leitura Marília convidou as crianças a debaterem alguns dos episódios da história. A resposta foi muito positiva - várias crianças falaram do que tinham entendido e de seus próprios pontos de vista. Depois dessa conversa a autora tirou fotos e distribuiu livros para as crianças, que voltaram a explorar a livraria por mais um tempo antes de se despedirem e encerrarem um passeio que, sem dúvidas, permanecerá em suas memórias por muito tempo.

137 views0 comments
bottom of page