top of page
  • Writer's pictureFil Festival

Babauzinha inaugura em grande estilo o primeiro dia de FIL

Updated: Oct 18, 2023

Ana Gomide (10) contagiou o público do Parque Lage com sua apresentação trazendo a tradição dos bonecos de pano do Babau.


Por: Ana Clara Ferreira

Foto: Samuel Macedo

Crianças se acomodaram nos confortáveis colchões em frente à cabine de teatro ambulante montado no meio do palco do Salão Nobre do Parque Lage. Surpresa: a atriz Ana Gomide, manipuladora de todos os bonecos da peça, tem 10 anos de idade! Este é o espetáculo solo de estreia dela, representante da terceira geração da família que compõe a companhia "Carroça de Mamulengos". Avós, pai e mãe dedicam-se há mais de quatro décadas à arte popular brasileira.


Através de uma pequena e competente atriz de grande talento, o público do FIL conheceu a tradição dos bonecos de pano do Babau. O Babau compõe o patrimônio cultural brasileiro, que mescla arte e costumes nordestinos à brincadeira e ao improviso. Em entrevista, Babauzinha disse ter um roteiro a ser seguido - escrito e produzido por sua mãe - porém, quando alguma coisa a desagrada, a pequena não hesita em dizer que improvisa no palco.


Ana está acostumada ao teatro desde o ventre de sua mãe, a multiartista cearense Maria Gomide. A arte, para ela e sua família, dá sentido à vida. Apesar de já ter outras ambições profissionais, como pensar em ser veterinária e pianista, Ana Gomide não consegue deixar de ser o que já é, artista.


A experiência de assistir uma criança de apenas 10 anos se apresentar da forma que Ana faz é encantadora. É incrível a presença de palco da menina manuseando com habilidade tantos objetos e bonecos. Ana dubla os personagens, improvisa novas falas

e interage com o público, além de cantar, atuar e dançar!


Foram duas sessões lotadas no FIL - uma no sábado e outra no domingo. Perguntada sobre os próximos passos de seu espetáculo, Ana fez mistério mas garantiu que coisas boas virão. Então agora é ficar de olho vivo no perfil de Maria Gomide (@mgomide) para mais informações sobre as próximas aventuras da Babauzinha!


91 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page