top of page

Cine Metro: uma visita guiada ao passado

  • Writer: ana salles
    ana salles
  • Oct 11
  • 2 min read
ree

Durante grande parte do século XX, o cine Metro foi um dos maiores símbolos da cultura do Rio de Janeiro, chamando atenção com sua arquitetura glamurosa e interior luxuoso que remetia aos teatros de e a Broadway. Localizado no centro da cidade, o cinema que foi inaugurado em 1936 marcou gerações com estreias de grandes filmes de Hollywood. Além de uma arquitetura icônica, o espaço era referência em tecnologia de projeção e som na época, fazendo com que se tornasse um ponto de referência para a elite do Rio de Janeiro. No entanto com o passar dos anos a região do centro começou a entrar em decadência, e como consequência o Cine metro acaba fechando em 1964 deixando seu legado como um dos mais importantes cinemas de rua do Brasil.

Tendo em vista todo o legado do cine Metro, o diretor Eduardo Calvet criou o “ Cine metro: uma experiência imersiva” na forma de um filme documentário. Assistido com um óculos de realidade virtual, o filme transporta o espectador para uma experiência imersiva no passado, fazendo uma visita guiada por diversos espaços que existiam no cinema original. Cada espaço apresentado retrata a memória de inúmeras pessoas que frequentaram o local, mantendo vivo o legado do cinema de rua. A sensação de nostalgia atinge até mesmo aqueles que não chegaram a conhecer o espaço real. “O cine Metro me fez voltar no tempo, eu acho interessante que é um jeito de resgatar a memória de um cinema tão emblemático do Rio!”  afirma, em entrevista sobre a experiência vivida, a atriz Camilla Carandino.   “Mesmo para aqueles que não conhecem o local, a experiência é memorável após o uso do óculos de realidade virtual.”

“Eu infelizmente não tive a oportunidade de conhecer, então isso mostra como a experiência é capaz de transmitir a nostalgia e conhecer o cine metro por conta própria”, relata a entrevistada. A produção de Eduardo Calvet baseou-se em fotografias e modelos originais do projeto arquitetônico do cinema, o que deixa a experiência extremamente detalhada e realista. Cada sala e espaço apresentados ao longo do filme apresentam a grandeza do que um dia foi o Cine metro e faz com que a experiência seja inesquecível.

ree

O filme estará disponível nos dias 9 e 10 de outubro no FIL (Festival Internacional de Linguagens), no espaço cultural Sérgio Porto das 15h até as 20h! 

Por: Julia Muniz, estudante de jornalismo da UFRJ

ree

 
 
 

Recent Posts

See All
Tenda Poema: Arte nas paredes

Fellipe dos Anjos e Luíza Silva - Estudantes de Jornalismo e Observadores e FIL   Poucos são os exemplos tão singulares quanto o TendaPoema. Daqueles capazes de proporcionar um ambiente acolhedor e qu

 
 
 

Comments


bottom of page