Criaturas “de dar medo” emergem à superfície de um tapete-cenário no colorido espetáculo “Monstros BR”
- ana salles
- Oct 10
- 2 min read
Para a atriz e artesã Daniela Fossaluza, “as crianças se interessam muito pelas narrativas ‘de dar medo’, enquanto os adultos são os que têm mais receio dessa temática.” Foi a partir dessa observação que Daniela criou “Monstros BR”, espetáculo estreante no FIL 2025 que ambienta seres lendários e arrepiantes em um tapete-cenário com o formato do mapa do Brasil. Na obra, os monstros ganham vida e identidade ao serem inspirados na alteridade das regiões brasileiras. “Enquanto uns moram nas matas e florestas, outros são urbanos”, explica a artista sobre a origem multiforme dos personagens.
O “Mapa de Pindorama”, tapete em que as histórias são contadas, é um dos mais de 60 tapetes confeccionados pela Companhia Costurando Histórias, fundada por Daniela. No ano passado, esse mapa esteve na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, apresentando outra versão dos “Monstros BR”, uma vez que a obra é adaptada se desdobra em diferentes moldes de apresentações conforme a atriz constrói novas narrativas para as criaturas.
Mãe de quatro filhos, Daniela conta que as crianças espectadoras sempre sugerem novas histórias e personagens. Arthur, um de seus filhos, sempre participou na confecção e caracterização dos personagens e ainda hoje ,na adolescência, acompanha as criações das músicas e dos tecidos. “Os pais ficavam admirados ao ver os pequenos colocando no colo o Tutu Marambá e botando a Cobra Cabriola para dançar”, relata a artista, sobre a sensorialidade da contação de histórias, elemento fundamental para a experiência lúdica das crianças em tempos de superexposição às telas e mundos virtuais.
“Monstros BR” acontecerá em uma apresentação única na Sala Preta do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, em Humaitá, no dia 11 de Outubro, às 16h.
Por Arthur Louzada, da ECO-UFRJ e Observador FIL.









Já fiquei curiosa para ver mais. Muito bom!!