top of page
  • Writer's pictureFil Festival

Da semente de cabaça nasce: Dando ouvidos

Por: Ana Clara Ferreira


Foto: acervo pessoal

Nos gramados ensolarados do Parque Lage hoje, 12 de outubro (Dia das Crianças), pôde-se ver uma platéia curiosa e sapeca. Sobre cangas estendidas ao longo da sombra fresca do local, os pequenos puderam mergulhar em uma experimentação que ressignifica o ciclo da vida, abordando biodiversidade, natureza e sonhos.


A experiência é comandada pela atriz e bailarina Maria Angélica Gomes, do grupo Teatro de Anônimo. Em entrevista, ela conta que a ideia do projeto "Dando Ouvidos" nasceu do desejo de ouvir o próximo, amplamente, e que surgiu após o período de pandemia. Logo o projeto ganhou novos moldes, mais voltado para crianças, já que Angélica dedica-se a mais de 20 anos a estudos e trabalhos envolvendo o público infantil.


A artista traz uma dinâmica acolhedora e educativa para seu público. Em formato de arena, o espetáculo-brinquedo convida as crianças a entrarem na história e aprenderem um pouco mais sobre a natureza e seus ciclos, utilizando os elementos naturais como a água de forma divertida e consciente. A semente de cabaça é o fio condutor da apresentação.


Maria Angélica pode se apresentar sozinha ou em conjunto com o artesão indígena, Pacary, da etnia Pataxó, que fica então responsável pela ambientação sonora. Pacary trouxe suas experiências e cultura para a roda de hoje, tocando instrumentos típicos como o apito indígena, que simula o som natural dos pássaros, e o maracá, espécie de chocalho indígena. A apresentação termina com um canto sagrado do povo, que exalta a natureza e suas figuras, no meio da roda de crianças formada no palco de arena.


A interatividade, o sentimento de integração e a resposta do público foram contagiantes! A cada nova descoberta a criançada se interessa mais pelo enredo. Dele, nasceram histórias paralelas contadas na hora pelos pequenos. O espetáculo ainda contará com uma próxima sessão no festival, no sábado, dia 14 de outubro, às 16h da tarde, nos gramados do Parque Lage.


Vale a pena conferir e acompanhar o trabalho de Maria Angélica Gomes e Pacary Pataxó nas redes sociais: @mariaangelica_gomes e @pacarypataxo.


17 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page