top of page

De Volta Para o Passado: encontro entre cultura e tecnologia

  • Writer: Marcelly Dias
    Marcelly Dias
  • Oct 9
  • 2 min read

Por: Skaylla Cristina

ree


Uma viagem no tempo para o ano de 1914 usando a tecnologia. O projeto De Volta Para o Passado é um trocadilho com o filme De Volta Para o Futuro que utiliza o carro como transporte temporal. A experiência utiliza óculos de realidade virtual para recriar a Casa Rui Barbosa, unindo a montagem de um carro histórico à aproximação dos visitantes da cultura brasileira.


“De Volta Para o Passado é uma experiência interativa imersiva total no ambiente histórico, além do que fotos e vídeos podem trazer no consciente humano”, define Dário Maciel. O projeto nasceu em seu mestrado em mídias criativas. O idealizador cresceu no meio artístico, aos oito anos ganhou seu primeiro gravador e continuou sua carreira no audiovisual. A elaboração do projeto passou por diversos obstáculos na produção que geraram a necessidade de adaptação de tempo e recursos que possibilitaram a liberdade de escanear os ambientes para o formato virtual, mas com fidelidade histórica.  O espetáculo foi criado para que diferentes públicos explorem um ambiente através da tecnologia, tornando democrático o acesso à realidade mista.


ree

ree

Muitas reações foram descritas por Dário como marcantes!  Nos dias 9 e 10 de outubro, os visitantes da Sala Preta do Teatro Sérgio Porto poderão experimentar conversas com o personagem, frustrações com os desafios, risadas e a surpresa com o final da interação.  “Sensacional, jogar para o mundo um projeto ver que ele está sendo bem reconhecido, saber que um festival aqui no Rio de Janeiro está marcando experiências que valorizam a cultura, educação e demonstra para as pessoas as possibilidades tecnológicas.” Declara Dário sobre o convite para o Festival Fil,cultura, educação e demonstra para as pessoas as possibilidades tecnológicas.” Declara Dário sobre o convite para o Festival Fil.


De Skaylla Cristina, observadora FIL e estudante de jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ


 
 
 

Recent Posts

See All
Tenda Poema: Arte nas paredes

Fellipe dos Anjos e Luíza Silva - Estudantes de Jornalismo e Observadores e FIL   Poucos são os exemplos tão singulares quanto o TendaPoema. Daqueles capazes de proporcionar um ambiente acolhedor e qu

 
 
 

2 Comments


Leticia Campos
Leticia Campos
Oct 10

Texto excelente! Consegue transmitir toda a imersão e criatividade do projeto.

Like

Maria Clara Torres
Maria Clara Torres
Oct 10

Adorei! A iniciativa é um jeito bem legal de aproximar os jovens de hoje da história brasileira! 👏🏼

Like
bottom of page