top of page
  • Alice Lieban

Debaixo da cama para dentro das páginas: um debate sobre monstros e medos

por Alice Lieban


Reprodução: YouTube


“Quem tem medo?”. Essa foi uma das perguntas que introduziu o Encontro de Saberes que aconteceu dia 26 de março na edição de 2021 do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens. Mediada pela professora Regina Michelli, a mesa “Monstros, Medos e Outras Criaturas” trouxe alguns profissionais da literatura pra falar sobre o terror na literatura infantil.


Contando com a participação dos artistas Alexandre de Castro Gomes, Felipe Campos e Luisa Bê, tivemos a oportunidade de saber mais sobre monstros, o que eles representam, as diferentes maneiras de serem apresentados em diversas obras, além de descobrir mais sobre quem são esses autores e seus respectivos trabalhos.


Alex Gomes nos deu uma aula sobre a história dos monstros na literatura e suas categorias, enquanto Felipe Campos nos contou um pouco sobre suas metáforas e presença na cenografia dos livros. Já Luisa Bê relatou sobre o seu projeto de livro a respeito da intertextualidade, dialogando, principalmente, com o universo de Monteiro Lobato. Durante a sessão de perguntas, ainda discutiram sobre o terror para crianças durante o período tão difícil que estamos enfrentando, a pandemia da Covid-19.


A mesa nos desperta curiosidade para nos aprofundarmos no universo do terror, depois de relembrarmos alguns personagens nostálgicos e observar as diferentes interpretações de alguns mitos e seres do folclore clássico. Ainda nos faz questionar sobre os nossos medos, valores morais e onde os aprendemos.

15 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page