top of page

Pequeno Cineasta convida para uma exibição de curtas no FIL

  • Writer: Marcelly Dias
    Marcelly Dias
  • Oct 9, 2025
  • 2 min read

Por: Maria Clara Torres

"Fazer cinema é uma vivência potente para quem se abre”, diz Daniela Gracindo, idealizadora do Pequeno Cineasta. O projeto, que incentiva jovens a criarem e viverem o audiovisual de forma transformadora, chega à programação do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) com uma exibição de curtas premiados e produzidos no Brasil e no mundo, convidando o público a se encantar com produções feitas por crianças e adolescentes.


O Pequeno Cineasta nasceu do desejo de Daniela de unir a vivência artística de sua família com seu amor por trabalhar com crianças. Durante a faculdade  de cinema, ela teve a ideia inovadora de criar uma aula voltada especialmente para o público infantil - algo até então inédito no Brasil. Assim, em 2009, nasceu a primeira oficina que deu início a esse projeto, celebrando a imaginação e o potencial criativo dos jovens.


Daniela Gracindo, idealizadora do Pequeno Cineasta.
Daniela Gracindo, idealizadora do Pequeno Cineasta.

A iniciativa também desafia a noção de que cinema infantil é apenas recreação. As produções mostram que crianças e adolescentes têm a sensibilidade para criar histórias emocionantes e tecnicamente cuidadosas. No Pequeno Cineasta, elas trabalham sem amarras, são livres para explorarem suas ideias e surpreendem com soluções criativas e referências inusitadas, trazendo o frescor e a curiosidade infantil para o audiovisual. “Eu me sinto honrada por poder criar com eles. Nós adultos apenas ajudamos a organizar, mas o aprendizado vem todo da troca e não tem como não validar isso.” , conta Daniela.


Ao imaginar-se como uma criança participando do projeto, a criadora se reconecta com memórias afetivas de seu passado, revelando que produziria um filme baseado na história de sua avó, a atriz Marisa Sanches. Essa lembrança mostra como o Pequeno Cineasta também é uma ponte entre memórias e inovação, onde a imaginação e experiências de vida se encontram.


O público está convidado a prestigiar a exibição do Pequeno Cineasta no FIL, que acontecerá dia 12 de outubro, no Teatro Sérgio Porto, às 15h. Esta é uma oportunidade única para se abrir à criatividade e se encantar com histórias que só os olhos das crianças podem revelar.


Por Maria Clara Torres, estudante de Jornalismo da UFRJ e observadora FIL.

 
 
 

Recent Posts

See All
Tenda Poema: Arte nas paredes

Fellipe dos Anjos e Luíza Silva - Estudantes de Jornalismo e Observadores e FIL   Poucos são os exemplos tão singulares quanto o TendaPoema. Daqueles capazes de proporcionar um ambiente acolhedor e qu

 
 
 

3 Comments


Sophia Santana
Sophia Santana
Oct 10, 2025

Parabéns!! Já estou ansiosa pra assistir a matinê nesse domingo

Like

Leticia Campos
Leticia Campos
Oct 10, 2025

Adorei! Estou super animada para ver as histórias através dos olhos das crianças!

Like

mariaclaranadaid
Oct 09, 2025

Adorei !! 👏🏻 👏🏻

Like
bottom of page