top of page

Uma "semente" que renasce na música brasileira

  • Writer: Marcelly Dias
    Marcelly Dias
  • Oct 10
  • 2 min read

ree

Por: Filipi Nobre


Numa sinergia entre arte e tecnologia, o FESTIVAL INTERNACIONAL INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS (FIL) tem como uma de suas atrações a experiência imersiva do “SAMBA PRA SEMENTE”. Um convite ao público a atravessar o tempo e relembrar a energia única do BAR SEMENTE no coração da Lapa.


Quando o samba concretiza sua retomada no final da década 90, ressurgindo a relevância e o interesse do gênero para a sociedade e se consolidando como um símbolo cultural popular, o ponto central escolhido foi o “Semente”. Onde hoje se encontra um restaurante na Rua Joaquim Silva, num passado não tão distante, era um ponto de encontro entre músicos e plateia considerado uma das maiores casas da música brasileira. 


Em frente aos Arcos da Lapa, no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, o Bar Semente foi inaugurado em 1998 e deu projeção a artistas como Teresa Cristina, Yamandu Costa e Zé Paulo Becker, violinista e compositor que está presente no videoclipe imersivo e também teve sua trajetória impulsionada pelo local que era conhecido como o “reduto da música brasileira”.


Aline Brufato
Aline Brufato

Além de ser um ponto de partida para muitos artistas, o Semente contava com a presença de figuras como Chico Buarque, Ney Matogrosso, Norah Jones, entre outros. Entretanto, com a desordem urbana e a violência crescente, em 2017 esse berço da música brasileira teve que fechar suas portas devido à crise financeira. Foi quando Aline Brufato, formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), frequentadora e responsável pelos cuidados do Bar Semente durante anos, teve a ideia inicial de reviver as noites magníficas que ali aconteciam. Desta forma, propôs a Eduardo Martino-Fotógrafo com conhecimento em trabalhos tecnológicos- e a Duda Simoez- Artista e Designer- que pudessem prestar homenagem à casa.


"A possibilidade de uma experiência de alto impacto é uma forma muito mais marcante e duradoura na memória do público do que seria em uma mídia convencional”. Diz Eduardo Martino sobre a tecnologia que emula o mundo físico em um universo digital.

O resultado é uma experiência incrível de REALIDADE VIRTUAL, apresentada no TEATRO SÉRGIO PORTO dias 09 e 10 de Outubro, transportando o espectador num mergulho sensorial provido de ÓCULOS IMERSIVOS para um lugar que se tornou patrimônio cultural afetivo do Rio de Janeiro.


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

 
 
 

Recent Posts

See All
Tenda Poema: Arte nas paredes

Fellipe dos Anjos e Luíza Silva - Estudantes de Jornalismo e Observadores e FIL   Poucos são os exemplos tão singulares quanto o TendaPoema. Daqueles capazes de proporcionar um ambiente acolhedor e qu

 
 
 

Comments


bottom of page